Como preencher Cartão de Entrada de Passageiro (IPC)
De acordo com a lei australiana, todos os passageiros que chegam à Austrália são obrigados a preencher um cartão de passageiro chamado de Incoming Passenger Card (IPC). Este cartão fornece informações sobre o passageiro, incluindo nome, data de nascimento, nacionalidade e endereço. Ele também serve como um registro da entrada do passageiro na Austrália e como uma declaração de saúde e caráter para cidadãos não australianos.
A versão em português do IPC está disponível para download, mas é apenas para orientação. Para fins oficiais, o cartão deve ser preenchido em inglês.
Você irá preencher informações gerais como o seu nome, número de passaporte, número de voo (ou navio), endereço que está indo na Austrália, se pretende ficar mais de 12 meses e declarações da alfândega e de quarentena.
O verso do IPC contém informações gerais sobre o passageiro, incluindo:
- País de origem
- Data de nascimento
- Ocupação
- Nacionalidade
- Contato na Austrália
- Detalhes de contato de emergência
Os passageiros também são obrigados a assinar e datar o IPC, e a responder corretamente a perguntas adicionais sobre seu status de migração, estado de saúde e quaisquer condenações criminais anteriores. Para cidadãos não australianos, fornecer informações falsas pode afetar o status do visto.
O IPC deve ser preenchido antes de chegar à imigração e alfândega. Se possível, preencha-o com calma ainda dentro do voo.
Dicas:
- Alguns itens não têm espaço suficiente na ficha. Se estiver trazendo comida, é recomendável passar na fila de “algo a declarar”, mesmo que não tenha preenchido na ficha. Se for descoberto algo que você não declarou, você corre o risco de levar uma multa e ter seu visto cancelado.
- Se tiver dúvidas sobre o que pode ou não ser trazido para a Austrália, consulte o site do governo australiano DG – dangerous goods. Lá você encontrará uma lista de itens, alimentos e produtos proibidos tanto na bagagem de mão quanto na mala despachada.